Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on ago 7, 2014 in Blog | 0 comments

Mel é bom para a saúde: saiba mais

Mel é bom para a saúde: saiba mais

Você tem mel em sua casa? Usa no dia a dia? Provavelmente, se não faz uso dele para adoçar o leite ou bolos, você usa o mel como remédio, correto?

Esse produto natural fabricado pelas abelhas deixa um gostinho especial na comida, além de ser nutritivo, de ajudar a combater infecções e ainda ter ação prebiótica e antioxidante, ou seja, é ótimo para a sua saúde. Além disso, como é rico em açúcar, é uma ótima fonte de energia.

Saiba mais sobre os benefícios da saúde trazidos pelo mel

Como falamos, o mel atua como prebiótico, ou seja, ajuda o intestino a manter o equilíbrio de sua microbiota, o que é muito importante para que ele tenha um bom funcionamento. É importante lembrar que esses microrganismos são benéficos e essenciais para que a digestão do que você come seja realizada de maneira eficaz.

O mel também é uma ótima fonte de nutrientes para o corpo. Ele é rico em cálcio, manganês, cobalto, fósforo, ferro, potássio, magnésio, sódio, cobre entre outros minerais. Todos eles são essenciais para que o seu metabolismo seja mantido em perfeito funcionamento, ou seja, para garantir a sua saúde.

Ele também possui uma substância chamada de ácido glucônico, que além de ser um poderoso antioxidante, é usado pelo corpo para a formação do peróxido de hidrogênio, que age matando as bactérias. Além disso, possui ferro e cobre que também atuam como bactericidas. Como falamos, o ácido glucônico é um antioxidante, ou seja, combate o envelhecimento. Porém ele na é o único. O mel tem também ácidos fenólicos, catalase e peroxidase, ácido ascórbico, os flavonoides, glicose oxidase e carotenoides que atuam combatendo o envelhecimento e rejuvenescendo, além de ajudar a evitar doenças como o Alzheimer.

Mel é bom para a saúde: saiba mais

Como o mel pode ser usado no dia a dia para melhorar a sua saúde?

Dor de garganta

Lembra que falamos que ele ajuda a matar as bactérias? Por isso, a receita da vovó estava certa e o mel realmente é bom para a dor de garganta, pois ajuda a eliminar os microrganismos que a causam. Porém, isso não é cientificamente comprovado, ou seja, pode ser usado apenas como receita caseira junto ao tratamento que o médico indicar.

Resfriado

Alguns microrganismos que causam problemas respiratórios são sensíveis à ação antimicrobiana do mel. Por isso, ele ajuda a eliminar os problemas respiratórios e tratar gripes e sinusites. Assim como no caso da dor de garganta, ele pode ser usado para ajudar, mas não cura o problema sozinho. Você precisa procurar um médico.

Intestino

Como falamos, o mel é prebiótico e ajuda no funcionamento do intestino, prevenindo diarreia e constipação. Além disso, como ele tem ação bactericida, ajuda a eliminar organismos patogênicos causadores de doenças intestinais e, por isso, quando o médico permitir, você pode usá-lo junto ao tratamento de uma infecção intestinal.

Pele

Como possui antioxidantes, colocar o mel na sua alimentação diária previne o envelhecimento precoce e melhora pele.

Gostou das dicas? Você ingere mel regularmente? Conte pra gente nos comentários!

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com