Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on jul 29, 2014 in Blog | 0 comments

Qual a diferença entre mel e própolis?

Qual a diferença entre mel e própolis?

Você já ouviu falar em mel e em própolis, não é? Mas já parou para pensar de onde eles vêm, o que são e para que servem?

Embora muitas vezes essas substâncias sejam usadas juntas, elas são bem diferentes na sua constituição. Mas, como são naturais e provêm do trabalho das abelhas, às vezes ocorrem dúvidas. Há quem acredite que a própolis é apenas uma maneira diferente de tratar o mel, mas isso não é verdade.

Para que servem?

O mel é produzido pelas abelhas e serve para que elas tenham como se alimentar no inverno. Elas ingerem o néctar das flores, modificam esse néctar dentro do organismo e expelem o mel no espaço correto da colmeia.

Já a própolis é coletada pelas abelhas das plantas. Trata-se de uma substância resinada que é combinada com a saliva do inseto e acumulada para fins de proteção da colmeia.

O mel é um ótimo nutriente e é usado por muitas pessoas para adoçar sucos, fazer bolos e os famosos e saborosos pães de mel. É também administrado como medicamentos. Você já ouviu falar que mel com limão é uma combinação eficiente contra gripe e tosse?

Se for mel com própolis então? Melhor ainda, não é? Quase todo mundo tem mel com própolis em casa ou própolis spray para usar para dor de garganta, resfriado, entre outros.

Será que tudo não passa de crendice popular?

É bom que você saiba que a eficiência da própolis vai muito além da crendice popular. Ela é cientificamente comprovada. “Muito estudos e pesquisas já foram feitos a respeito da composição da própolis. Ela é rica em substâncias interessantes para o organismo humano, dentre as quais destacamos os flavonóides e os fenólicos.

Esses compostos fazem com que a própolis tenha efeito antioxidante e anti-inflamatórios, retardando o envelhecimento das células, melhorando na recuperação de feridas e combatendo microrganismos. Além dela aumentar a imunidade do corpo”, afirma Joel, da MN Própolis.

Os especialistas garantem que a própolis pode e deve ser usada para tratar as mais diversas doenças e infecções.  “A própolis é um bacteriostático e um bactericida: consegue imobilizar e matar bactérias. Sou a favor do uso de sprays de própolis em infecções leves de garganta ou de laringe e em irritações, mas é claro que não numa forte amidalite ou febre alta.

Também podem ser aplicados em feridas, pois formam uma capa protetora, a mesma película que a abelha produz na colmeia. E agora também existe própolis em cápsulas, interessante para quem se incomoda com o gosto da própolis”, conta nutrólogo Euclésio Bragança em entrevista dada ao site Bolsa de Mulher.

Quanto ao mel, podemos destacar que ele é rico em vitaminas e nutrientes e por isso, seu consumo é indicado por pessoas que não são diabéticas e não tem restrição ao açúcar. Além disso, dá um sabor especial às mais diversas guloseimas e é natural. É ótimo para atletas que precisam repor as energias, pois é bastante calórico.

Gostou de saber mais sobre esses dois produtos? Como você os usa em sua casa? Conte pra gente nos comentários!

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com