Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Posted by on jul 23, 2014 in Blog | 0 comments

Fatores que impactam na qualidade do mel

Fatores que impactam na qualidade do mel

Agradável ao paladar e com mais de setenta substâncias essenciais ao organismo, o mel é o único alimento doce que contém proteínas, sais minerais e vitaminas.

O mel puro é o alimento produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores que as abelhas recolhem, armazenam e deixam maturar nos favos das comeias. Segundo dados de 2001, a produção mundial do produto ficou em torno de um milhão e duzentas mil toneladas. Entre os maiores produtores estão China, Estados Unidos e Argentina. O Brasil produz aproximadamente 22 mil toneladas por ano e, entre as principais regiões, destaca-se o sul.

Os principais fatores que determinam a qualidade do mel são as floradas, as regiões geográficas e as condições climáticas. Devido à essas variações, o Ministério da Agricultura e Abastecimento estabeleceu alguns requisitos de qualidade físico-química como acidez livre, açúcares redutores, atividade diastásica, conteúdo de pólen, minerais, sacarose aparente, sólidos insolúveis e umidade. O mel puro deve atender a cada um desses critérios e padrões específicos de qualidade. Além disso, as legilações brasileira e internacionais determinam práticas de higiene para sua manipulação.

A composição e a quantidade de néctar variam de acordo com as flores e com a região onde é produzido, pois algumas plantas sentem mais as mudanças climáticas, e o tempo frio ou muito quente influencia na quantidade de néctar, impactando diretamente a produção do mel e sua qualidade. Por isso, quanto mais variada a vegetação natural e mais equilibrada a temperatura, melhor será a composição do mel.

Nas prateleiras dos supermercados podemos encontrar uma ampla variedade de méis. Por isso, é importante verificar a procedência e, sempre que possível, conhecer o processo de produção desse alimento.

Confira alguns pontos do processo de produção que podem interferir na qualidade do mel:

-O primeiro passo é a colheita dos favos de mel. Nesse processo, os cuidados higiênicos são imprescindíveis para manipular o alimento. Dependendo da criatividade e eficiência da coleta, o negócio pode ser muito mais rentável.

- Após, é feita a retirada do mel dos favos por meio da centrifugação e o mel é filtrado e colocado em um recipiente decantador, que extrai as partículas estranhas do mel puro.

- Depois, o mel pode ser filtrado novamente e armazenado. Ou pode ser encaminhado para embalagem e posterior revenda. Em todas essas etapas, o produtor precisa manter a qualidade do processo de produção e manipulação do mel.

Tome cuidado ao comprar seu mel para garantir que suas receitas fiquem deliciosas. Gostou das dicas? Deixe um comentário!

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com